Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

50 anos de Centro Espírita União, conheça nossa historia

50 anos de Centro Espírita União, conheça nossa historia

1965, Uberaba - Francisco, Nena e a filha Roseli Galves, com Chico Xavier e amigos.
1965, Uberaba – Francisco, Nena e a filha Roseli Galves, com Chico Xavier e amigos.

50 anos de Centro Espírita União, conheça nossa historia, Interessados no trabalho e estudo da Doutrina Espírita, Francisco Gaves e Nena, sua esposa, fizeram parte de outros centros espíritas da capital paulista, antes da fundação do Centro Espírita União. Traziam conhecimento doutrinário e vontade de trabalhar na divulgação do espiritismo e em benefício das criaturas necessitadas, encarnadas e desencarnadas.

Conhecendo Chico Xavier, o médium, através dos livros, houve interesse em conhecê-lo pessoalmente. O casal vai então a Uberaba com um grupo de espíritas em visita ao Chico, que manifesta especial atenção a eles como se fossem velhos conhecidos.

Retornando a São Paulo, Galves e Nena comentaram sobre a atenção dedicada a eles. Mais tarde saberiam pelo próprio Chico que Emmanuel lhe houvera dito que no momento oportuno amigos do passado chegariam e que ele logo os reconheceria.

O mesmo não aconteceu com Galves e Nena, que sentiram por ele, porém, uma grande afeição que os uniu fortemente. O casal, assim, assiduamente voltava a Uberaba para visitá-lo, acentuando-se nesses encontros fraternos a alegria nos trabalhos da Doutrina Espírita.

Chico levou Franscico e Nena para conhecerem dona Aparecida Conceição Ferreira, que iniciava em Uberaba seu trabalho social, dando assistência aos doentes do pênfigo, doença na época pouco conhecida e sem locais disponíveis que abrigassem e tratassem seus portadores. Começou assim o interesse do casal pelo amplo trabalho de assistência fraterna aos mais carentes.

Nesse ínterim, Galves e Nena observavam e questionavam algumas práticas que se desviavam da pureza doutrinária, aprendida nos ensinamentos de Chico Xavier, na vivência do médium e no respeito pela codificação kardequiana.

Em uma das visitas a Uberaba, Chico psicografou uma mensagem de Dr Bezerra de Menezes, incentivando o casal à prática do culto no lar. Sem que Galves e Nena tivessem conhecimento prévio, o plano espiritual já preparava um novo núcleo espírita que mais tarde daria origem ao Centro Espírita União.

Assista abaixo o vídeo completo contando nossa historia.